terça-feira, 22 de maio de 2007

As etapas da vida



Desde o instante inicial da nossa vida até ao nosso último suspiro, a nossa vida é marcada por uma sequência, mais ou menos acertada, de opções, de decisões, de tomadas de posição, assim como de abertura e fecho de etapas, e isso seja relativamente a nós próprios, como também relativamente a todos os outros que nos rodeiam, sejam eles conhecidos ou não.

Julgo ser pacífico que, e apesar de todos os nossos esforços, é humanamente impossível manter junto de nós todos aqueles que nos marcaram de forma indelével, seja porque fazemos opções diferentes de vida ou seguimos caminhos diferentes ou ainda porque temos pontos de vista antagónicos para a mesma questão, ou então ainda porque fomos atraiçoados de qualquer forma.

Com isto não pretendo dizer que sou má pessoa nem que os outros são más pessoas. Fomos, somos e seremos importantes uns para os outros, mas tudo com conta, peso e medida.

Todavia, e usando uma expressão de calão, "não papo grupos" das pessoas. Apenas o farei quando for absolutamente necessário e as circunstâncias o exigirem.

Isto para dizer que a pior coisa que me podem fazer é trair, e englobo aqui qualquer tipo de traição, assim como abusar da minha confiança, da minha paciência e, principalmente, da minha amizade.

Como não se pode dizer que desta água não beberei, é claro que já na minha longa curta vida já sofri dissabores destes. Todavia, dei a volta por cima tomando as medidas necessárias a cada caso, ainda que tenham sido demasiado drásticas naquele momento.

Ora, e como o tempo cura tudo, já recuperei amizades, mas outras não.

Agora, o que me custa é ser traído por pessoas que, e conhecendo há demasiado tempo, fazem ou se permitem ter certo tipo de comportamentos desagradáveis, seja comigo ou com outras pessoas de quem gosto como irmãos, sendo que há outras que conheço há menos tempo e que iria com elas até ao fim do mundo.

Portanto, e para concluir, a amizade é algo muito importante para mim e que não se reflecte apenas na quantidade de vezes que nos encontramos para beber cerveja no Bairro Alto ou na casa de cada um, ou nas viagens que organizamos para outros, mas nas palavras ou os silêncios que se dizem no momento certo, as acções ou omissões que se praticam, enfim o respeitar o próximo.

5 Comments:

At 11:02, Anonymous Anónimo said...

Ora cá está mais um grande Hino à Amizade!

Citando Fernando Pessoa: "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicaveis e pessoas incomparáveis". Assim é a Amizade...

Bem, como fico sempre sem palavras para comentar o que escreves, so me resta dizer mais uma vez: Parabéns por seres como és ;)

Bjinhos

 
At 21:24, Blogger foryou said...

Bingo!! Acertaste em cheio!
Já somos dois.

 
At 22:52, Blogger Pedro said...

Foryou,

Para acertar em cheio, foi necessário passar por isso...

 
At 09:10, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Lamento que um texto tão sentido tenha por motivação, pelos vistos, uma desilusão. Concordo inteiramente contigo, Pedro, os amigos de verdade não são aqueles que aparecem para beber copos, quando tudo está bem. Os amigos verdadeiros reconhecem-se quando estamos por baixo, em dificuldades, quando é a amizade que lhes faz dar a mão que outro qualquer recusaria.

Um grande abraço.

 
At 09:41, Blogger Pedro said...

Rafeiro,

Eu até já devia ter-me apercebido de que as coisas iriam evoluir nesse sentido... Mas paciência, aprendemos com os erros.

 

Enviar um comentário

<< Home