sexta-feira, 15 de junho de 2007

A honestidade de uns e a desonestidade de outros...





Tenho de confessar que fiquei agradavelmente surpreendido com a frontalidade e a honestidade da campanha publicitária levada a cabo pela Dirección General de Tráfico de Espanha, uma vez que apelam directamente onde mais custa aos condutores: a sua carteira.

Cá no burgo, e caso haja verba orçamental, continua-se a desenvolver campanhas que apelam ao sentido cívico dos condutores portugueses. São meritórias, é certo. Porém, não produzem os efeitos minimamente desejados pela simples razão que a mensagem não é transmitida, uma vez que não são escolhidos os veículos publicitários mais adequados.

Assim, basta circular durante algum tempo nas estradas portuguesas para se verificar que o civismo não abunda, de todo, por entre a esmagadora maioria dos condutores. Falo, por exemplo, do uso dos piscas para mudar de faixa de rodagem, do recurso a uma condução defensiva, entre muitas outras situações.

Caso fosse adoptado este tipo de campanhas publicitárias, não só os responsáveis pelas campanhas sentiriam que a mensagem que pretendem transmitir passaria mais facilmente, como os condutores a perceberiam muito mais facilmente.

Isto tudo para evitar comportamentos verdadeiramente persecutórios, como aquele que é descrito no Jornal Expresso do passado dia 9 de Junho, em que o Presidente do ACP ter vindo para o meio da estrada para avisar os outros condutores que a polícia estava emboscada, numa verdadeira caça à multa... Sic Transit Gloria Mundi

1 Comments:

At 11:31, Blogger Rafeiro Perfumado said...

É um bocado como a cultura "tuga" de fazer sinais de luzes quando a polícia está na estrada. Eles estão lá para nos proteger, se estivermos a cumprir a lei, certamente não nos vão chatear...

 

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