terça-feira, 26 de dezembro de 2006

A (in)tolerância de ponto

Após mais uma época natalícia, hoje fomos brindados com mais uma tolerância de ponto, a qual foi concedida pelo Estado aos seus funcionários, sendo que a quase totalidade dos serviços públicos estiveram encerrados. Porém, não foi a figura una e indivisível do Estado Português que concedeu a tolerância de ponto à totalidade dos seus funcionários. Existe uma pequena aldeia no norte de Portugal, a Câmara Municipal do Porto, que dediciu não conceder essa benesse. E na minha opinião, muitíssimo bem. Como é que nós poderemos permitir, e nesta altura, a concessão desse benefício, seja a funcionarios públicos ou privados, quando ainda é necessário trabalhar muito para endireitar o nosso país? Será que o nosso Primeiro Ministro se satisfaz com os alegados sinais ténues e débeis de recuperação económica que, e de forma espectacular, publicita? Ou seja, se se satisfaz com a mediania, eu não. Só me satisfaço com a excelência, e por isso é que digo que é necessário trabalhar ainda mais e exigir tudo a que nos sentimos com direito ao Estado. E é por isso que critico essa medida claramente populista, a qual serve única e exclusivamente para calar a forte contestação que teve neste último ano. Entretanto, e face a tudo o que se passou e o que vivemos durante o ano, será que esta tolerância de ponto é uma prenda do Pai Natal? Ou seja, será que o Pai Natal vive em São Bento e não sabíamos???

12 Comments:

At 23:54, Blogger Maria said...

Opções politico-partidárias à parte, até acho que tens razão...

 
At 00:01, Blogger Pedro said...

Maria,

E o ridículo é que andamos há não sei quantos anos a fazer sacrifícios, e depois o GOverno fica satisfeito com uma déficit de 4,5% do PIB!!!!

Não acho isto nada normal!

Entretanto, entramos numa cultura de facilitismo e de laisser faire que só nos vai prejudicar no futuro!

Bjs

 
At 12:30, Blogger Márisa said...

Concordo totalmente contigo!
Quando ouvi a noticia nem queria acreditar! Depois de tantas exigências, de tanto apertar o cinto ao mínimo sinal de recuperação que pode apenas ser uma ilusão já se começa a perguiçar?!?
Beijocas

 
At 13:32, Blogger Pedro said...

Entretanto, e após ter escrito este post, vi na Sic Notícias que houve mais Câmaras Municipais que não concederam tolerância de ponto, por exemplo Ílhavo, Carrazed da Ansiães.

Agora deixo no ar uma pergunta. Será que só falaram na Câmara do Porto por estar à frente o Rui Rio?

Outra coisa, a cara de pau do sindicalista entrevistado junto à Câmara Municipal do Porto oa revelar-se indignado pelos funcionários não terem mais um dia de férias, como se não lhes bastasse ter tido um fim de semana prolongado.

Finalmente, será que os sindicatos em vez de exigirem sempre o cumprimento dos direitos que tal demonstrar que os trabalhadores também são capazes de exercer os seus deveres!!!!

 
At 16:12, Blogger Joana said...

Ai, ai... Tanta dor de cotovelo :))) A mim soube-me que nem ginjas, apesar de já estar de férias de qualquer maneira.
Para os que acham muito injusto e obsceno esta tolerância de ponte (que todos os anos é concedida, não percebo qual é o espanto), esperem até Março, porque aí vão poder gozar à vontade com estes privilegiados que são os funconários públicos...

 
At 19:19, Blogger Pedro said...

Joana,

Não é dor de cotovelo. É simplesmente o facto de, e após um fim de semana prolongado de três dias, ainda se chorar por uma tolerância de ponto, da parte dos trabalhadores, dos sindicalistas e do Governo, para não perder eleições...

Das duas uma, ou se dava a possibilidade das pessoas escolherem tirar o dia 26 ou o dia 2, para que os serviços não parassem. Ou então, não havia tolerância de ponte para ninguém.

Houve mais Câmaras onde não houve tolerÂncia de ponte e ninguém se queixou. ALiás, até houve alguns que era necessário ser assim para se trabalhar para levar o barco para a frente.

Sabes como é que eu entendo isto? Como um rebuçado para adoçar e adormecer as mentes das pessoas...

Mas de qualquer modo, já sabes como são as minhas opiniões...

Bjs

 
At 19:54, Blogger Joana said...

Eu disse: "Para os que acham muito injusto e obsceno esta tolerância de ponte (que todos os anos é concedida, não percebo qual é o espanto), esperem até Março, porque aí vão poder gozar à vontade com estes privilegiados que são os funconários públicos..."

Tu disseste: " Sabes como é que eu entendo isto? Como um rebuçado para adoçar e adormecer as mentes das pessoas..."

No fundo estamos a dizer o mesmo. É óbvio que esta tolerância de ponto serve para atirar areia para os olhos das pessoas (tal como foi o aumento do salário mínimo).
O resto do meu 1º comentário foi escrito em tom jocoso.

Beijinhos!

 
At 19:55, Blogger Joana said...

Eu disse: "Para os que acham muito injusto e obsceno esta tolerância de ponte (que todos os anos é concedida, não percebo qual é o espanto), esperem até Março, porque aí vão poder gozar à vontade com estes privilegiados que são os funconários públicos..."

Tu disseste: " Sabes como é que eu entendo isto? Como um rebuçado para adoçar e adormecer as mentes das pessoas..."

No fundo estamos a dizer o mesmo. É óbvio que esta tolerância de ponto serve para atirar areia para os olhos das pessoas (tal como foi o aumento do salário mínimo).
O resto do meu 1º comentário foi escrito em tom jocoso.

Beijinhos!

 
At 20:17, Blogger Márisa said...

Humm...
Será que esta tolerância de ponto foi concedida todos os anos mesmo??? Hummm. Acho que não!?! Ou serei eu que estou com má memória!?!

 
At 00:03, Anonymous Anónimo said...

É um Pai Natal que dá por um lado e tira pelo outro!!

beijinhos

 
At 10:59, Blogger Rafeiro Perfumado said...

O lema do Governo é "faz o que te digo, não o que eu faço"! Um bom ano, Pedro!

 
At 17:25, Blogger Márisa said...

FELIZ ANO NOVO!

 

Enviar um comentário

<< Home