domingo, 19 de novembro de 2006

Fazer o que me dá na real gana

Fazer o que me dá na real gana! Ora aí está uma expressão que me lembro de ouvir desde que sou gente. É uma expressão que muita gente, e principalmente os meus pais, me diziam a toda a hora. Não sei porquê? Talvez por fazer ou dizer realmente tudo, ou quase tudo, que me vinha à cabeça. Aliás, e desde que me recordo de ser gente, sempre primei por uma total independência de tudo e de todos, a ponto de não necessitar de companhia para fazer quase nada. Um dos últimos exemplos foi ter ido para as Maldivas totalmente sozinho, e ter adorado! Ora, hoje lembrei-me desta expressão enquanto estava sozinho no carro, a conduzir em direcção à Fábrica dos Pastéis de Belém para ir comprar uma caixa de 6 para, e depois, os devorar cheios de canela e de acúcar em pó. Aproveito para dizer que estavam muito bons, como é hábito. Como estava a dizer, lembrei-me dessa expressão porque estava em casa, sossegado a ver tv, quando me deu uma vontade súbita de comer os ditos pastéis. Se bem o pensei, melhor o fiz! Meti-me a caminho de Belém, e não houve trânsito nem filas que me impedissem de chegar ao meu destino. Entretanto, e após ter devorado os pastéis e ter descansado mais um pouco, fui jantar e tomar um café. Quando entrei no carro, tive vontade de ir ver se as iluminações de Natal na Avenida da Liberdade e na Rua do Ouro já estavam acesas. Ou seja, voltei a fazer o que me deu na real gana! Meti-me a caminho e, desilusão das desilusões, ainda estavam apagadas. Não faz mal, para o próximo fim de semana já devem estar acesas. Assim, o espero. Ora, e durante a minha vida, tal como já referi, sempre fiz e disse o que me ia na cabeça. Pelo menos, sou directo e frontal. Um do episódios que melhor relata isso foi a minha viagem para as Maldivas. A quase totalidade das pessoas dizia que eu era doido por isso sozinho para esse destino. Porém, esqueciam-se com quem estavam a falar. Uma pessoa teimosa, casmurra e independente que sabe muito bem o que quer e o que não quer. Essas pessoas tentaram demover-me dos meus intentos de viajar para esse destino, propondo-me outros. Todavia, a minha ideia estava formada. Era para ali que iria, nem que chovessem picaretas! Portanto, lá fui eu sozinho e só tenho a dizer que adorei a experiência e para o ano volto a repetir. Isto tudo só para dizer que sempre fiz e disse na cabeça, ou seja, fiz o que me dava na real gana. E voltarei a fazer no futuro, se bem que com a idade as coisas piorem. Entretanto, e ao escrever este post, lembrei-me de uma frase dita na primeira metade do século passado por um vulto da História de Portugal, e que, na minha opinião, me assenta perfeitamente: "Sei muito bem o que quero e para onde vou." Mas a minha opinião vale o que vale, portanto, e quem não concordar com ela, pode sempre dizer-me. Mas não se esqueça de uma coisa, vou sempre fazer o que me dá na real gana. É o bom de pensarmos pela nossa própria cabeça...

32 Comments:

At 01:29, Blogger 13 said...

Eu também não sou nada racional... Faço sempre o que me dá na real gana! Gostei muito do teu post!

 
At 01:38, Anonymous Anónimo said...

TEIMOSO... ;-)

Beijinhos

P.S.-Depois deste texto perdeste toda a moral para me chamar teimosa... LOL

 
At 08:53, Blogger Pedro said...

Maria,

Não sou só TEIMOSO como tu dizes, sou MUITO TEIMOSO!!!!!!!!!

Entretanto, agora é que tenho toda a moral deste mundo e do outro para te chamar teimosa a ti e a qualquer outra pessoa! lol

Bjs

Pedro

 
At 08:53, Blogger Pedro said...

13,

Desde sempre que fui assim! Portanto, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita! lol

Bjs

Pedro

 
At 10:19, Blogger Joana said...

Mai nada! ( e nós que o aturemos, pois...)

 
At 10:38, Blogger Pedro said...

Joana,

Não sou assim tão difícil de aturar... Ou sou???

 
At 18:25, Anonymous Anónimo said...

Hoje tou num daqueles dias em que se fizesse "o que me dá na real gana"... já tinha ido pa casa ou pas compras estoirar os poucos € que inda restam neste péssimo final de mês...

São estes dias tristes e desanimados que tenho, que me fazem chegar à conclusão de que, INFELIZMENTE, não posso "fazer o que me dá na real gana" :(

Bjinhos*

 
At 18:29, Blogger Pedro said...

Anónimo,

Quando estou assim, fulo da vida, saio do escritório durante 10 ou 15 minutos, e vou dar uma volta ao quarteirão.

Se não chegar, dou mais uma segunda ou terceira volta até me sentir bem.

Vais ver que resulta ;)

Bjs

 
At 19:36, Blogger Márisa said...

Humm...
Esta coisa da Word verificationd á muito que falar...
Perdi o comentário que tinha escrito, vou ter que escrever tudo de novo! :-(

Então dizia assim:

Muito bem Senhor Pedro, com que então gosta de fazer o que lhe "dá na real gana"! Muito bem! Ou muito mal! Ehehe. Depende.
Por vezes também faço o que me "dá na real gana", mas outras vezes sou mais racional.

Quanto ao facto de teres ido de férias sozinho. Admiro-te! Sim, acho que é preciso ter coragem! Eu não sei se teria coragem para isso! Embora tenha vindo a aprender as fazer as coisas sozinha e não depender de ninguém pra nada. Embora que para ir ao cinema ou de férias necessite sempre de companhia! Acho que é diferente! Mas posso estar enganada. Também depende de pessoa para pessoa.

Beijocas fofas e boa semana

 
At 19:37, Blogger Márisa said...

Poruqê é que esta coisa da "WORD VERIFICATION" nunca funciona à primeira!?!
Lá vou eu tentar mais uma vez...

 
At 23:00, Blogger  said...

Ficaste a pensar no assunto :)
Já vim tarde para comer um dos teus pásteis??? Ok ok ok, deixa tar eu também sei o caminho :P

 
At 00:26, Blogger Pedro said...

Sophia,

Por acaso, ainda sobrou um. Mas tens de te despachar que vai ser parte do meu pequeno almoço amanhã.

Mas dou-to de boa vontade.

 
At 00:40, Blogger  said...

Bolas!!
Pequeno almoço???
A que horas???

 
At 00:42, Blogger Pedro said...

Também pode ser agora!!
Mas se te aguentares pelas 6:15, é teu! Fica prometido!

 
At 00:44, Blogger  said...

6:15??????????
Prefiro agora :P

 
At 00:49, Blogger Pedro said...

Sophia,

Está aqui à tua espera com a dose certa de canela e acúcar! Agrada-te???? lololol

Bjs

 
At 01:02, Blogger  said...

Pedro
Agrada-meeeeeeeee, mas onde???!!!:P

 
At 01:03, Blogger Pedro said...

Queres??? De certeza???? Eu dou-to. Mas tens do vir buscar. Ok?

 
At 01:04, Blogger  said...

Sê cavalheiro sff!!!! lol

 
At 01:05, Blogger Pedro said...

Sim, eu sou um cavalheiro. E onde é que queres que to vá levar?

 
At 01:08, Blogger  said...

Tu vinhas entregar-me uma pastel de nata??????!!!!

(Pedro o que é que eu respondo agora?? :P)!!!!!

 
At 01:10, Blogger Pedro said...

Sophia,

Por exemplo, podes responder que sim. Não??????????? :P)

 
At 01:17, Blogger  said...

Simmmmmmmmmmmm!!!!

 
At 01:23, Blogger Pedro said...

Sophia,

Então, está combinado!

 
At 10:31, Anonymous Anónimo said...

Excelente, Pedro. Pertenço a esse clube, com muito orgulho. Dà vontade de citar aquele grande prosador brasileiro "Não sei por onde vou, sei que não vou por aí" ao que eu acrescentaria "vou por onde me der na real gana" ;)

Um grande RAUF para ti!

 
At 11:44, Blogger Pedro said...

Rafeiro,

É um clube magnífico, onde só entram os grandes!!!!!!

 
At 15:21, Blogger V.P. said...

Por acaso a minha mãe já utilizava a real gana...

Bjx

 
At 15:26, Blogger Pedro said...

Qual é a Mãe que não usava esta expressão???? Entretanto, e quanto mais elas as usavam, mais nós faziamos as coisas tal como nós queríamos...

 
At 15:38, Anonymous Anónimo said...

Apesar de não ter chegado a por em prática o teu conselho, vou tê-lo em atenção, para o caso de voltar a deparar-me com um dia como o de ontem ;)

Felizmente hoje é um outro dia e a disposição está francamente melhor... talvez hoje ainda vá fazer algo que me dê na real gana!!! :)

Bjinhos*

 
At 15:41, Blogger Pedro said...

Acho que fazes muito bem!!!! Aliás, e sempre que precisares de ummomento assim, vai dar essa volta, ela faz milagres...

 
At 22:20, Anonymous Anónimo said...

Acho que fazes muito bem! E quem te conhecer bem, e gostar verdadeiramente de ti vai-te aceitar tal como és! Quanto à tua ida para as Maldivas, acho que os teus amigos estavam a tentar que os convidasses e não a tentar evitar que fosses para esse PARAíSO!! ;) Mais uma coisita... eu sou do tipo de pessoa que gosto de pedir opinião se tiver que tomar alguma decisão... mas acabo sempre por fazer o que me dá na REAL GANA! Dizem que sou teimosa e máaaaaaa!! lol

Beijinhos

 
At 00:13, Blogger Pedro said...

Manuela,

Eu não vou mudar o meu feitio para agradar a terceiros. Quem gosta, gosta, e quem não gosta, paciência... Temos pena, muita pena!! Mas há quem goste e por isso não vou ser hipócrita.

E quanto à opinião, és tal e qual como eu...

Bjs

Pedro

 

Enviar um comentário

<< Home