quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Um livro com piada... Ou talvez não

Após o anterior Primeiro Ministro, Pedro Santana Lopes, ter sido entrevistado pela Judite de Sousa na Grande Entrevista, e de me ter divertido à brava a ver parte da entrevista, quanto mais não seja porque me elevou a moral e me ter feito rir, fui brindado com uma oferta. O seu livro. Ora, e nesse livro, Pedro Santana Lopes conta a sua versão dos factos que se verificaram no segundo semestre de 2004. Desde a sua nomeação como Primeiro Ministro até à sua demissão pelo Presidente da República. O que releva no seu livro é o facto de ser a única versão, até ao momento pública, que dá a conhecer a maior parte dos factos, pelo menos, e tal como foram vividos por um dos seus protagonistas. Digo a maior parte porque, e como é óbvio, existem manobras de bastidores que nós, o povo, nunca iremos conhecer em toda a sua profundidade. Manobras essas conduzidas por todos os interveniente desde Pedro Santana Lopes, Jorge Sampaio, entre outros. Entretanto, comecei a ler o seu livro. Ainda vou no início. Mas as primeiras páginas começam por levantar um pouco do véu sobre os seus principais alvos a abater, direi mesmo mais os seus ódios de estimação, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa. Porém, e ao mesmo tempo, revelam aos poucos e poucos algo mais sobre a personalidade enquanto homem. Poderei estar errado se disser que é algo egocêntrico e que só ele é que interessa, mas é a opinião exterior que tenho dele. No entanto, não estarei enganado se disser que é uma pessoa ponderada e consciente. Uma última palavra sobre o livro. Tal como referi, é a única versão conhecida dos factos que estiveram na base dos acontecimentos escaldantes do segundo semestre conturbado de 2004, e por isso essa divulgação, ainda que parcial, deve ser de louvar.

13 Comments:

At 13:41, Blogger Márisa said...

Fico a aguardar a tua apreciação final! :-)

 
At 13:42, Anonymous Anónimo said...

O homem só faltou dizer "Judite, juditinha, os outros meninos foram maus para mim... sniff!"

 
At 15:07, Blogger Pedro said...

Marisa,

Tenho de te confessar que, e apesar de estar interessado em ler o livro, a minha paciência já começa a esgotar-se para o ler.

Mas a minha paciência nunca foi muito grande...

Bjs

Pedro

 
At 15:08, Blogger Pedro said...

Rafeiro,

E também só faltou ele fazer beicinho...

 
At 15:50, Blogger Cláudia said...

Não vi a entrevista...aliás quando mudei de canal já estava a acabar.
E do livro, só sei o que os marotos do gato fedorento falaram...e claro que não foram boas criticas.
Mas mesmo assim...julgo que não é livro que vá ter na mesinha de cabeceira...
Gostei do teu blog e em relação ao post anterior...
Ganda maluco...ir para as Maldivas sozinho...
E se vivesse mais perto dos pasteis de belem...fazia o mesmo que tu ;)

 
At 01:04, Anonymous Anónimo said...

... :)

 
At 01:06, Anonymous Anónimo said...

Tenho curiosidade em ler o livro. Confesso que as ditas "teorias da conspiração" suscitam o meu interesse e me fazer tecer outras tantas... E tenho a minha opinião formada sobre esta "teoria da conspiração" em concreto há muito tempo...

Todavia, considero que este livro se assemelha mais a uma tentaiva encapotada (ou talvez mais às claras do que se julga) de ressuscitar PSL da "morte clínica" a que o PSD o condenou no seguimento das legislativas, do que a uma "revelação" da verdade.

A curiosidade existe. E um dia destes ganho coragem para o ler.

Quando terminares, vem partilhar a tua opinião connosco. Porque também estou curiosa por conhecê-la.

Beijinhos

 
At 14:44, Blogger Márisa said...

Humm...
Paciência é o que mais precisamos nos dias de hoje!
Mas para ler um livro?!? Só mesmo as obras que era obrigada a ler na Univ.!

Beijos e Bom fim de semana

 
At 23:54, Blogger 13 said...

Que grande prenda!
;)

 
At 18:34, Blogger Pedro said...

Cláudia,

O meu único propósito ao ler o livro é apenas conhecer a versão dele, quanto ao famoso semestre quente. lol

Pois, mas o gato fedorento não é conhecido por falar bem das coisas... ;)

 
At 18:35, Blogger Pedro said...

Maria,

Quem acha que o PSL morreu politicamente, engana-se redondamente.

O homem tem mais vidas que um gato...

Bjs

Pedro

 
At 00:21, Anonymous Anónimo said...

Não sei se será bom ou não o facto de enfrentar a bicha comentatorial que é feita sobre este tema mediático mas que nada é mais do que isso, vou aguardar calmamente que o leia e depois vou tentar contrariar a sua opinião sem ler o livro... vamos ver.

Sorrindo com um abraço,

 
At 21:26, Blogger Pedro said...

Caros amigos,

Após ler parte do livro, dei comigo a pensar num aspecto. Será que o próprio PSL pode ter sido alvo de uma cilada política orquestrada pelo antigo e pelo actual Presidente da República e pelo Primeiro Ministro de então?

Já agora, gostava de ouvir os vossos comentários sobre este delírio da minha pessoa.

Abraços e beijinhos,

Pedro

 

Enviar um comentário

<< Home