quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

O regresso aos bons velhos tempos

Fim da tarde em Lisboa, chuva miudinha e um trânsito infernal junto ao Palácio da Justiça, no cimo do Parque Eduardo VII. Eis senão quando, deparo-me com uma imagem que me faz recordar os meus bons velhos tempos de miúdo. Vi um rapaz a brincar com um iô-iô. Parece estranho, mas recordei-me imediatamente dos momentos em que tinha 9 ou 10 anos e também brincava com esse brinquedo e outros, nomeadamente o pião. Aliás, recordo-me igualmente de existirem épocas para certas brincadeiras. Por exemplo, o pião era jogado durante o Outono, o berlinde era jogado durante a Primavera, havia também a corrida de carros, o bate pé em certas ocasiões. Mas aquela imagem transportou-me imediatamente para aqueles momentos em que, e na escola primária e na preparatória, me juntava com colegas à volta de um círculo desenhado no chão à custa de giz roubado na sala de aulas e lançavamos o pião tentando acertar nos outros que estavam no meio do círculo. Aliás, era normal andarmos com 3 ou 4 piões nos bolsos para serem colocados no meio da roda. Porém, nunca tive nenhum pião rachado ao meio após ter sido atingido por outro. Quanto muito, saltavam umas lascaszitas de madeira... Mas, e após ter visto aquela imagem, fiquei a pensar que aquele rapaz devia ser dos poucos que sabe o que é um iô-iô e sabe brincar com ele. Hoje em dia, já não vejo nada disso. É por essas imagens e por outras que dou comigo a pensar que estou a envelhecer aos poucos e poucos... Por falar nisso, vou procurar o meu pião e ver se ainda me lembro como é que se lança...

14 Comments:

At 23:35, Anonymous Anónimo said...

Tb brinquei muitas vezes com o iô-iô... joguei à macáca... o pião cheguei a lançar algumas vezes, mas eram mais os rapazes que brincavam com o pião. Havia tb o jogo do elástico... mt saltei, ri e suei! lol Bons tempos sem duvida, e brincadeiras mais saudáveis do que as de hoje. Quanto ao iô-iô, ainda lembro da cor do meu, era amarelo com uma risca branca... lol ;) Espero que encontres o teu pião, e tenho a certeza que o saberás lançar, é como andar de bicicleta, nunca se esquece!

Beijinho

 
At 09:42, Blogger Rafeiro Perfumado said...

Ontem grças ao %/&#%$ do word verification não consegui comentar! Era algo sobre ainda ter o meu iô-iô, me lembrar de jogar à cirimba e à corrente electrica na rua. Haverá a versão para PS2 destes jogos?

 
At 16:19, Blogger Bigmac said...

Nestas conversas o Rafeiro traz sempre o abafador, assim não jogo.

Abraço,

 
At 18:10, Blogger Márisa said...

Na minha altura também era assim. Havia épocas para tudo! LOL. Sempre achei piada a estas mudanças. E todos seguiam estas modas. Só ainda não consegui perceber foi quem é que defenia qual moda em que altura. Hum...
Beijocas fofas e bom fim de semana

 
At 19:40, Blogger Pedro said...

Manuela,

Não só encontrei o pião, como o lançei logo à primeira tentativa, e ainda o pus a rodar na minha mão...

É como dizes, quem sabe nunca esquece!

Beijinhos

 
At 19:43, Blogger Pedro said...

Rafeiro,

Entras sempre a matar! lol

Não conheço versões para a PS2 desse jogo, mas já estás a ficar antiquado. Já existe a PSP e vai sair a PS3.

Entrentanto, há emuladores para PC de jogos que corriam no spectrum. Quem não se lembra do Jet Pac, ou do Formula 1, e ainda do match day???

Abraços

 
At 19:44, Blogger Pedro said...

Big Mac,

Não ligues ao Rafeiro, ele quer toda a atenção do mundo.

Mas não te esqueças que havia uma protecção contra a o abafador, só que não me lembro qual é!

Abraços

 
At 19:46, Blogger Pedro said...

Márisa,

Também não sei quem é que definia as modas. O que é certo é que todos nós as seguimos e sobrevivemos a esses tempos. Agora, não sei se os jovens de hoje sobreviviam aos nossos tempos. Tenho as minhas dúvidas!

Beijinhos e bom fim de semana

 
At 00:01, Blogger  said...

Tempos que deixam saudades...mas olha que eu ainda sei brincar com um iô-iô!!!
Não fosse eu ter 7 sobrinhos, todos rapazes, e ter que os ensinar:P

 
At 01:23, Blogger Pedro said...

Sophia,

Eu também ainda devo saber brincar com o iô-iô, só que ainda não descobri um inteiro.

Mas quanto ao pião, ainda mantenho intactas as minhas qualidades natas de lançador do pião! lol.

Entretanto, e quando o encontrei, descobri igualmente uma fisga que já tem demasiados anos. Vai ficar para os meus filhos. lol

Bjs

 
At 23:51, Blogger Catherine Darwin said...

Olá Pedro,

Recebi o teu mail tentei enviar-te resposta mas falhou sempre...então decidi vir aqui ao teu territorio...fiquei com a ideia que te preocupas comigo logo supostamente simpatizas comigo... e para uma mimada de primeira como eu é importantissimo que até as pessoas que nunca vi manifestem carinho por mim ...ok me declararem dedicação eterna para ser mais especifica (vai acabar por acontecer, mas isso é num futuro mais distante e depois quando isso acontecer dou-te a formula do antidoto...mas só mesmo depois de construires a primeira estátua da minha pessoa aí na praceta do sitio onde moras e saltares da ponte vasco da gama com um cartaz com o meu nome escrito).

Eu estou bem ...a culpa é do Natal que me impede de actualizar o meu blog como eu gostaria...tempo só mesmo para as contas de subtrair que governam o meu saldo bancário.

Espero que tambem estejas bem.

Um beijo da amiga,

Cath


P.S.-Excelente Post...Que saudades das fisgas...o meu irmão fazia-as e eu cortava-lhe o elastico...uma parceria interessante especialmente para os pombos...

 
At 10:43, Anonymous Anónimo said...

Ah pois é, tas mesmo a ficar velho :P

No entanto, e sempre que quiseres redescobrir as brincadeiras de antigamente, dá um pulinho ao IMAGINARIUM...

Bjinhos*

 
At 12:32, Blogger Pedro said...

Minha Cara Anónima,

Às vezes passo pelas montras dessa loja, mas o problema é que eu acho esse brinquedos demasiado artificiais.

E além disso, gosto de brinquedos mais simples.

Bjs

 
At 13:20, Blogger Pedro said...

Olá Catherine,

Ainda bem que deste sinal de vida. Sinceramente, já estava a ficar preocupado com a tua ausência na blogosfera.

Já estava a sentir falta do teu humor e da tua pessoa, ainda que virtual.

Quanto ao facto de queres que as demonstrem dedicação por ti, que tal aquele maluco ter escalado a Torre Vasco da Gama, parece que era um anúncio para a Optimus, mas era só para ti.

Quanto a seres uma pessoa mimada, isso pensas tu, uma vez que não me conheces. Já fui conhecido no passado por Leão Mimado, portanto acho que aí não ganhas...

Entretanto, e quanto às fisgas, uma das minhas preferências era ir, quando era mais novo, juntamente com mais amigos na caixa do tractor do meu avô e empurrarmos um deles e começarmos a atingi-lo com fisgadas. Isso é que era divertido! lol

Bjs

Pedro

 

Enviar um comentário

<< Home