segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Mais um negócio da China?

No seguimento das notícias publicadas no "Jornal do Incrível" (vulgo Jornal de Negócios), hoje foi publicada uma outra notícia verdadeiramente incrível. A fazer fé no que é publicado, o conhecido empresário madeirense, o Comendador Joe Berardo, está disponível para adquirir, por 200 milhões de euros, as acções com direitos especiais, mais conhecidas por "golden share", que o Estado Português detêm no capital social da Portugal Telecom. Ora, e segundo o Comendador, o Estado teria mais a ganhar com este negócio do que se vendesse as acções na OPA lançada pela Sonaecom.

No entanto, a versão impressa deste jornal revela um facto extremamente importante. Aparentemente, “(…). A Morgan Stanley já avaliou esta posição do Estado Português em mais de mil milhões de euros. Este interesse surge num momento em que a PT está convencida que a Sonaecom irá melhorar o preço da OPA.”. Estranho? Como é que alguém se permite sequer fazer uma proposta negocial nestes termos? É certo que este tipo de acções estão em risco de desaparecer face à investigação levada a cabo pela Comissão Europeia, mas que raio, este risco não justifica uma proposta nestes termos. O que justifica é o facto deste senhor ter feito um verdadeiro negócio da china com uns "atadinhos verdadeiramente inqualificáveis" do nosso Governo, uma vez que conseguiu um lugar de destaque no Centro Cultural de Belém para exibir a sua tão célebre colecção de arte moderna, lugar esse que é pago por todos nós! Já para nem falar do escândalo que é a sua Fundação e os seus estatutos, nos quais está previsto o famoso direito de preferência à favor do Estado, o qual só pode ser exercido numa única vez! Com negócios desses, também eu enriquecia de um momento para o outro, e de uma maneira estúpida...

4 Comments:

At 15:35, Blogger Joana said...

Eu sei que não é o tema central do post, mas os estatutos dessa fundação são realmente escandalosos. O direito de preferência do qual falas extingue-se caso o "menino" não concorde com o preço.
O Presidente honorário vitalício é o Sr. José Berardo.Se morrer sem que o Estado tenha exercido o direito de opção, será Presidente quem o sr. designar em testamento ou um dos membros da sua família.
O Estado, para além de suportar despesas correntes da Fundação, ainda tem de "entrar" com 500 mil euros/ano para a aquisição de novas peças.
E por aí fora... É impressionante a capacidade que o Estado tem de esbanjar o seu dinheiro (que por acaso é nosso).

 
At 19:34, Blogger Bigmac said...

Acho que foi na semana passada que ele referiu não precisar de mais nada, só abraços e beijinhos. Esta personagem é só uma das que melhor manobra na sombra, muito maior que os politiquinhos que se conhecem.

 
At 21:59, Blogger Pedro said...

Joana,

Um post sobre a fundação está prometido. É nosso dever divulgar esse escândalo da fundação, para demonstrar que o despesismo continua!

 
At 22:02, Blogger Pedro said...

BigMac,

O mais estranho é ele ter aparecido agora na OPA da PT e já ameaça fazer estragos, leia-se impugná-la...

Agora, esses estragos que ameaça fazer não são pelos lindos olhos da PT, no âmbito da sua defesa contra a SONAE, mas antes mais uma tentativa de sacar mais uns milhões de euros!

 

Enviar um comentário

<< Home