terça-feira, 10 de abril de 2007

Finalmente a decisão

Finalmente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior tomou uma decisão sobre o caso que alimentava a opinião pública nas últimas duas semanas. Não, não se trata de uma apreciação da licenciatura do Primeiro-Ministro, mas antes do despacho provisório de encerramento compulsivo da UnI.

Assim, o referido Ministro decidiu-se a proferir um despacho provisório em que determina encerramento compulsivo da UnI, por considerar que esta a instituição está funcionar «em manifesta degradação pedagógica».

Não satisfeito com esta decisão, o titular da pasta do Ensino Superior permitiu-se pronunciar o caso da licenciatura do Primeiro-Ministro, qualificando-o como "exemplar".

Classificou-o como "exemplar" porque, e segundo o Ministro, "voltar à escola e aprender deve ser motivo de regozijo para todos".

Todavia, e não satisfeito, continuou a referir que o Primeiro-Ministro "fez o bacharelato em Engenharia no Instituto Politécnico de Coimbra. Anos depois decide regressar ao ensino superior e inscreve-se no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa onde frequenta um ano com bom aproveitamento. De seguida transfere-se para a UnI para terminar o sexto ano de estudos superiores. Pede equivalências, conforme a lei. Termina a sua licenciatura. Anos depois regressa aos bancos da escola, inscreve-se no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa para frequentar, com excelente aproveitamento, um MBA".

Esta afirmação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior merece alguns comentários da minha parte.

Primeiro, é-me completamente irrelevante que o Primeiro-Ministro tenha ou não uma licenciatura ou uma MBA. Por mim, ele até podia só saber ler, escrever e contar, ou seja a quarta classe. O que interessa é que ele governe bem.

Entretanto, e a título de exemplo, recordo-me do Presidente da Lactogal. Conseguiu desenvolver uma cooperativa regional de produtores de leite na maior da Península Ibérica, apenas com a antiga quarta classe. Isto sim, isto é que é exemplar e motivo de regozijo.

Como também é exemplar e motivo de regozijo ver pessoas de 60 ou 70 anos de idade sentadas num banco de escola a aprenderem a ler, a escrever e a contar. Isto é que é verdadeiramente motivo de regozijo.

Paralelamente, e se o percurso escolar do Primeiro-Ministro é considerado "exemplar", o que dizer do percurso do Professor António Damásio ou do Professor Gentil Martins, por exemplo.

O que é verdadeiramente triste é ver jovens da minha geração que querem prosseguir os estudos nas suas áreas de formação superior e só o podem fazer no estrangeiro. E depois são reconhecidos lá fora como extremamente competentes, profissionais e sábios, seja em que área for.

Qualificar-se como "exemplar" um percurso escolar daqueles, é aquilo que há 50 ou 60 anos atrás se chamaria culto do chefe, e que hoje, assim pensava eu, é diabolizado.

Todavia, importa referir que o Ministro esteve bem ao proferir aquele despacho. Aliás, era o único possível.

Porém, fica agora uma pergunta. Foi preciso ver as comadres zangarem-se e lavarem a roupa suja em público para a tutela intervir e tomar uma decisão?

8 Comments:

At 15:17, Anonymous Anónimo said...

Pela primeira vez, concordo plenamente com o que escreves.

Como diz o ditado popular: zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades. É assim em tudo em Portugal. Não devia ser, mas, e infelizmente, é!

Bjs

 
At 20:05, Blogger Joana said...

E o mais engraçado é ver a a oposição tão caladinha. Como Sócrates há mais uns quantos na mesma situação.

 
At 09:30, Anonymous Anónimo said...

Agora é esperar e ver a entrevista de logo à noite... Que, sinceramente, parece-me (a mim e ao meu mau feitio, é claro) será uma grande fantochada...

Bjs

 
At 10:59, Blogger Moura ao Luar said...

Epa hj a noite quero ver o que o gajo tem pa dizer, fosgace é que esta polemica toda ja irrita

 
At 11:57, Anonymous Anónimo said...

Caro amigo,
assisti ao vivo(via SICNOTICIAS) à comunicação do ministro da educação.
Maçadora e repetitiva, mas, quando ele começa a dissertar sobre a carreira do PM, constatei que era a voz do dono a falar e não queria acreditar!!
No resto já não me interessa saber mais nada.

 
At 17:45, Blogger Bigmac said...

Tantas alterações são algo suspeitas, faz-me lembrar a minha carreira nos primeiros anos da minha vida onde percorri 3 escolas primárias e um externato com excelente aproveitamento.

Abraço,

 
At 23:08, Blogger Pedro said...

Joana,

Todas as alminhas que pululam no nosso "digníssimo" Parlamente têm telhados de vidro, e do mais fino que há.

Ao mínimo grau de pó que aterre estilhaçam-se em mil pedaços...

 
At 23:10, Blogger Pedro said...

BigMac,

Se, e no decurso da minha vida aprendi uma coisa, é que não há fumo sem fogo...

Entretanto, tenho um pressentimento que só me faltam ver porcos a voar porque até agora já vi quase tudo...

 

Enviar um comentário

<< Home